sábado, 16 de outubro de 2010

Como funcionam as obturações

O tratamento de cáries é feito há séculos, mas apenas em 1875 foi que o Dr. G.V. Black descreveu, organizou e disponibilizou o seu tratamento. Seus métodos são usados até hoje, principalmente na obturação com prata (amálgama). O Dr. Black defendia a remoção das partes deterioradas do dente e das áreas vizinhas, antes de repará-los. Este processo "extensão da prevenção" é considerado prudente, pois proporciona ao dente proteção para evitar a sua deterioração no futuro.
O objetivo do tratamento da cárie envolve dois princípios básicos: remover a porção deteriorada do dente e reconstruí-lo com a obturação. O dentista normalmente começa o procedimento com uma injeção de anestesia local (xilocaína, na maioria dos casos). O dente é isolado do resto da boca e uma broca dental é usada para remover a parte destruída. Depois disso, ele prepara o dente para a obturação. Dependendo do tipo de material a ser usado na obturação, o dentista pode variar a forma de preparar o dente. Depois do dente ser preparado, uma massa é usada para reduzir a sensibilidade dele. Essa massa contém goma, verniz de copalite, e dycal. O dycal é um composto que contém hidróxido de cálcio e é usado em cáries profundas para estimular a regeneração da dentina e proteger a polpa do dente. Nas obturações profundas, a base é usada junto com a massa. As bases mais comuns usadas em obturações são o cimento de vidro ionizado e o cimento de fosfato de zinco. O principal propósito da base é isolar o dente das mudanças de temperatura na boca. O dentista e o paciente podem, então, escolher diferentes materiais para obturar o dente. Os mais comuns são a prata (amálgama), branca (resina), porcelana, ou ouro. Estes materiais são assentados na massa ou base para finalizar o processo de reconstrução do dente.
Depois da obturação, é normal que o dente fique sensível por alguns dias. Geralmente, em obturações profundas, os dentes ficam sensíveis por mais tempo, especialmente a comidas ou bebidas frias. A maioria das obturações se tornam completamente confortáveis em dois dias. Em alguns casos, a obturação pode ficar mais alta que os dentes, então uma segunda consulta ao dentista deve ser feita para que ele a ajuste a um nível confortável. Se a sensibilidade durar mais do que duas semanas, pode ser um sinal de que há um espaço embaixo da obturação. Desconforto prolongado pode indicar um dente com a polpa infectada, o que requer tratamento de canal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário