segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Higienização bucal em crianças

1) A higiene bucal deve ser iniciada desde o aparecimento do 1º dente de leite. Para isso, utiliza-se gaze ou fralda umedecida com água, limpando o dente junto à gengiva pela frente e por trás.
2) Quando o 1º molar decíduo surge na cavidade bucal (em torno de 12 a 18 meses), a escova dental deve ser introduzida. Ela deve ser macia e de cabeça pequena.
3) Nesta mesma época, o creme dental deve ser introduzido, uma vez ao dia, preferencialmente à noite. Sua quantidade deve corresponder a um grão de lentilha.
4) O uso do fio dental é importante nos arcos dentários sem espaço entre os dentes. Deve ser utilizado nas crianças.
5) A higiene bucal deve ser realizada pelos pais, pelo menos uma vez ao dia.
6) O uso racional do açúcar refere-se à diminuição do seu uso freqüente, principalmente entre as refeições e à noite.
7) As refeições fora de hora também devem ser desencorajadas.
8) A mamadeira noturna deve conter somente o leite puro (não utilizar açúcar e/ou outros produtos que contenham o mesmo).
9) Mel e açúcar mascavo também provocam cárie.
10) O flúor importante para o dente do bebê, está disponível na água do abastecimento e no creme dental fluoretado, constituindo-se em um eficiente método de prevenção da cárie dentária.
11) Os suplementos de flúor ou vitaminas que contém flúor em sua fórmula só devem ser usadas em cidades que NÃO possuem água fluoretada.
12) Na dentição decídua um tipo de cárie pode se desenvolver. É o que conhecemos por "cárie de mamadeira". Está relacionada com o uso freqüente e prolongado de mamadeiras adoçadas (principalmente leite com algum tipo de açúcar, chás adoçados, refrigerantes, juntamente com a falta de higiene bucal).
13) As lesões traumáticas ocorrem com freqüência na dentição decídua, podendo ocorrer a perda do dente.
14) A estreita proximidade entre a raiz do dente decíduo com o germe do dente permanente, faz com que, em alguns casos, o dente permanente seja atingido.
15) A mãe deve ser orientada para se constituir numa parceira do dentista, ajudando na vigilância e cuidados com os hábitos ou higiene do seu filho.                             

Nenhum comentário:

Postar um comentário